O Hospital Terapêutico do Grupo VIDA está localizado no Município de Sorocaba – SP

Atendimento 24hs

(015) 3236.6911

(015) 991.452.496

(015) 997.077.038

(015) 981.300.438

(015) 988.071.950

Resgate involuntário de dependentes químicos e alcoólatras

Temos aqui uma forma segura e correta de resgatar o dependente (seja de substâncias químicas ou de comportamentos destrutivos) para submetê-lo ao tratamento de reabilitação.

O que é o resgate de pessoas portadoras de doenças comportamentais e vícios?

O resgate do paciente, ou seja, a remoção involuntária nos dias de hoje continua causando polêmicas e gera questionamentos, tais como: Será que o tratamento funciona mesmo quando o paciente não aceita?

Para responder a esta pergunta, devemos explicar primeiramente que resgate ou remoção são os termos usados pelos profissionais do Grupo VIDA para o procedimento em que o paciente é conduzido até o nosso Hospital para ser tratado. Esta vinda, como se sabe, é contra a sua vontade no momento da abordagem.

Gostaríamos de esclarecer com poucas palavras como funciona este procedimento: Com certeza não existe um tratamento contra a vontade de ninguém, o que existe é a internação contra a vontade ou por espontânea vontade, estes termos são chamados de Internação Involuntária e Internação Voluntária.

Após a internação, independentemente de qual seja o método, é possível que o paciente passe por desconfortos causados por crises de abstinência e outras privações, e exatamente por isso a maioria solicita a saída do hospital.

Neste momento, contamos com experiência da médica e terapeuta do Grupo VIDA para aconselhar e combater estas crises, conscientizando o paciente de que é necessário que ele dê continuidade ao tratamento. Com este procedimento, o paciente não pode deixar o hospital. Este tratamento recebe o nome de intensivo, sem opção de saída.

Temos aí uma conscientização de tratamento e não um tratamento contra a vontade, e com o passar dos dias o paciente irá começar a aderir e aceitar o tratamento, desde que seja um tratamento de alto nível como é o nosso. Com isso o tratamento passa a ser voluntário, ou seja, com a aceitação do paciente e motivando ainda mais a conclusão total do tratamento. Também chamado de tratamento intensivo sem opção de saída.

O tratamento intensivo só pode ser interrompido com a autorização pessoal do responsável que internou o paciente. O resgate involuntário, portanto, é uma internação involuntária. Isso não quer dizer em hipótese alguma que o tratamento não irá funcionar. Na verdade, o Grupo VIDA apresenta resultados de 98% de sucesso dos casos que recebemos involuntariamente, um índice realmente expressivo.

O resgate á funcional?

Sim, desde que seja feito por uma equipe de profissionais treinados e com experiência de, no mínimo, cinquenta resgates involuntários e cinco anos de experiência. No mais, qualquer ação de resgate é arriscada. Por mais que os órgãos monitorem este tipo de pratica, existem diversas empresas que fazem a remoção de maneira totalmente comprometedora, colocando em risco a vida do paciente. Algumas equipes cometem o absurdo de usar até mesmo os pacientes em tratamento para efetuar a remoção.

Não se preocupe com nada disso! O Grupo VIDA disponibiliza resgate especializado.

24hs Ligue Agora (015) 3236.6911

Quais os tipos de resgate?

Resgate Programado é aquele em que o familiar vem até o Grupo VIDA conhecer toda a estrutura e agenda o dia e horário para que a equipe de resgate vá ao local onde se encontra o paciente.

Resgate Emergencial é aquele em que o responsável liga e a equipe já se desloca para o local. O responsável tem até três dias para vir ao nosso hospital conhecer toda a estrutura que oferecemos e finalizar o procedimento burocrático.

Faça uma análise e verifique atentamente se você está procurando por um resgate Programado ou Emergencial.

Além destes dois tipos de resgate, o Grupo VIDA disponibiliza também:

Resgate Sugerido , Este é o mais requisitado pelos familiares e responsáveis. O resgate é solicitado por telefone e funciona da seguinte maneira:

O familiar ou responsável entende que o Hospital Grupo VIDA é uma empresa confiável e uma das melhores. Diante disso, o familiar liga para a Central de Atendimento (no número 015 3236.6911), e solicita a documentação para remoção.

OToda esta documentação é preenchida e enviada por e-mail, e todos os documentos irão juntos com a equipe até a residência do familiar, para que sejam assinados e retornem com a equipe de resgate e o paciente.

Os familiares recebem então uma cartilha familiar com todos os procedimentos do nosso hospital, podendo visitar o paciente após 45 dias de tratamento, mantendo contato apenas com os psicólogos do hospital e com o paciente via telefone.

Por experiência, recomendamos: Acredite no potencial do dependente químico e decida fazer algo por ele antes que seja tarde demais.

Resgate Familiar Este resgate já é bastante utilizado pelos familiares de Estados distantes da capital paulista, onde o familiar traz o paciente até Campinas, São Paulo ou Sorocaba, não deixando o motivo claro para ele. Quando o paciente estiver no município próximo, nós faremos a remoção do mesmo.

Esta modalidade economiza e facilita para o familiar que necessita de uma remoção. É o típico caso utilizado pelos familiares que não dispõem de muitos recursos financeiros, mas que desejam que o ente querido seja tratado da melhor maneira possível.

Quando e em qual fase pode é possível entrar com o resgate do paciente?

A qualquer momento você pode internar ou solicitar a equipe de resgate, até mesmo porque há muitos casos de famílias insistirem que o dependente químico conseguirá parar de usar drogas sozinho, e que só depende dele e da sua força de vontade. Infelizmente, esta é autossuficiência é rara de acontecer.

A verdade é que este pensamento tem matado muitas pessoas, pois sabemos a gravidade da doença, que compromete totalmente o físico do dependente. Ele jamais terá forças para tomar uma decisão tão difícil, pois seria o mesmo que perguntarmos: “drogas e álcool, vocês querem se tratar ou serem internadas?”. Com certeza as substâncias irão dizer que não!

Depois de várias tentativas desesperadoras de tratamentos e clínicas, consultórios e mudanças geográficas é que os familiares realmente se conscientizam que apenas uma internação involuntária resolverá a situação.

Antes disso os familiares preferem evitar ao máximo admitir a necessidade de uma internação contra a vontade. Eles estão diante do pensamento (compreensível, porém não verdadeiro) de que se o paciente for internado é como se o estivessem punindo, e não solucionando a questão da dependência química.

Tudo que foi dito aqui foi apenas para alertar que, diante dos casos em que haverá a clara resistência do dependente, não existe outra opção para o verdadeiro e duradouro tratamento além da internação involuntária.

Você pode solicitar neste momento a intervenção pelo número 015 3236.6911. O atendimento é 24 horas.

Quem pode solicitar a Equipe de Resgate ou internar contra a vontade?

Somente os parentes de primeiro grau, como filhos, irmãos, pai e mãe. Em alguns casos, a solicitação pode ser feita por outros familiares, porém o familiar de primeiro grau deve ser informado, responder e assinar a internação involuntária.

O Grupo VIDA usa estes critérios para atender a uma exigência do Ministério Público. Este procedimento é seguro tanto para o familiar quanto para o paciente.

Qual o procedimento das equipes de resgate?

O procedimento é bem simples, pelo motivo de ser feito por meio de excelentes profissionais. Ao chegar ao município da remoção, a equipe entra em contato com o familiar, para marcar o momento mais propício para que seja feito o resgate com segurança e sem infringir qualquer princípio e direito humano do paciente.

Ao abordar o paciente, a equipe segura os braços e o coloca sentado para uma boa conscientização. Acredite, o uso de força é menos comum do que se imagina. Por mais que os familiares jurem que os pacientes irão reagir, é incrível que apenas 2% dos pacientes em alguns casos reagem no momento do resgate.

Esta reação passiva dos pacientes acontece porque eles percebem que estão lidando com profissionais idôneos e que estão ali para levá-los de uma maneira profissional, mesmo que seja contra a sua vontade.

Agir e tratar o paciente com total respeito faz com que recebamos de volta o mesmo tratamento, e assim é feita a remoção dos pacientes ao longo destes anos. Junto com a experiência fomos adquirindo cada vez mais bons resultados.

A remoção é realizada por enfermeiros ou médicos capacitados, lembrando que em alguns casos pode haver a necessidade da administração de medicamento.

Como empresa particular, temos prédios próprios, e contamos com Posto de Enfermagem 24 Horas, auditório para palestras, salas para atendimentos individuais, ampla cozinha e refeitório, lanchonete, academia completa, salão de jogos, piscina profissional, campo de futebol, quartos totalmente arejados e muito bem ventilados, proporcionando os melhores tratamentos em um ambiente saudável e tranquilo, alcançando os melhores resultados.

Fale Conosco

Nós entramos em contato com você!

Preencha o formulário abaixo para que nossa Central de Atendimento possa entrar em contato com você para esclarecer dúvidas e prestar mais informações.

Informe o resultado da soma:
Erro! Todos os campos devem ser preenchidos.

VOCÊ É CONTRA AS DROGAS?

Se VOCÊ é CONTRA as DROGAS, nos ajude a combater a dependência causada por estes vícios, levando informação e conscientização para as redes sociais sobre os danos que a dependência deles causam.